Por que fazer o alinhamento de máquinas rotativas?

Compartilhe:

Alinhamento mecânico é um recurso utilizado pela mecânica, em conjunto de equipamentos rotativos, com a finalidade de deixar as faces do acoplamento sempre com a mesma distância, em qualquer ponto, e no mesmo plano. Esse procedimento normalmente faz parte do cronograma de manutenção preditiva dessas máquinas.

Um motor desalinhado pode gerar uma série de imprevistos e gastos extras para a produção. Por exemplo: um motor de 100 Hp desalinhado mostra na prática um consumo extra de 2 ampéres,com isso consome em um ano R$ 690,00 (seiscentos e noventa reais) a mais de energia elétrica. Em uma indústria de porte médio com algumas dezenas de motores, o consumo anual extra desnecessário já representa alguns milhares de reais. E esse ainda pode ser o menor dos problemas.

Devido às grandes potências e rotações de certos equipamentos rotativos, o desalinhamento entre seus eixos provoca danos severos nos acoplamentos, mancais, eixos e no equipamento como um todo, diminuindo a performance operacional.

O objetivo do alinhamento é garantir o bom funcionamento dos equipamentos rotativos tendo, como característica principal eliminar vibrações, aquecimento e dar maior durabilidade aos componentes, evitando assim imprevistos como parada total de um equipamento por quebra ou até mesmo acidentes mais graves envolvendo colaboradores.

O procedimento deve ser feito sempre por profissionais especializados, visando um diagnóstico preciso e confiável do equipamento. Eles saberão indicar se seu equipamento está em ordem, se precisa somente do alinhamento ou se será necessário a reposição de alguma peça desgastada.

Temos esse e outros serviços de manutenção preditiva aqui na Elétrica Visão. Oferecemos sempre diagnósticos confiáveis elaborados por profissionais qualificados. Para mais informação entre em contato conosco!