Os benefícios da análise de vibração

Compartilhe:

A manutenção preventiva de equipamentos é sempre indicada a fim de evitar paradas inesperadas e substituição de peças desnecessárias, aumentando a vida útil das máquinas. Com ela eliminamos desperdícios, aumentamos a eficiência de reparos, aumentamos a confiabilidade da planta e diminuímos a gravidade dos problemas.

Quando pensamos em um plano de manutenção preditiva, a análise de vibrações é um método que está sempre presente no cronograma e pode ser executado em tempo real, de acordo com o funcionamento do sistema e o decorrer da produção. Esse monitoramento das estruturas pode ser feito sem que isso afete a produtividade da empresa.

Por meio de sensores e dispositivos, cujos resultados são codificados através de uma plataforma de gestão de manutenção, é possível medir o grau de vibrações no conjunto e avaliar se alguma estrutura pode estar sofrendo sobrecarga. Dessa forma, o método de análise de vibrações permite antecipar qualquer problema, evitando a necessidade de trocar ou consertar determinada peça devido à quebra – fato que muitas vezes acaba por colocar toda a produção em jogo no que diz respeito à validade e também à qualidade do produto final.

Uma análise periódica dos equipamentos permite acompanhar o desgaste das peças internas através dos níveis de vibração desde circunstâncias brandas até as mais extremas de uso, indicando inclusive, através dos gráficos gerados, quais componentes estão necessitando de ajuste, balanceamento, manutenção ou troca.

Tem alguma dúvida sobre esse tema ou precisa de um orçamento para análise de vibração? Entre em contato conosco. Somos representante autorizado da WEG.