Como identificar um rolamento falsificado

Compartilhe:

Um rolamento falsificado pode causar parada na produção, falir o seu negócio ou mesmo causar a morte de alguém. Muitas vezes, empresas de má índole compram peças que foram descartadas no ferro-velho, limpam e lixam para que pareçam novas. Por isso, é preciso atentar para alguns critérios capazes de indicar se o produto é original e de boa qualidade.

Identificar a fraude é difícil, pois os rolamentos falsificados não vão estar arranhados, enferrujados ou sujos. Muitas vezes, esses produtos de baixa qualidade são etiquetados com marcas conhecidas. Outras vezes, falsificações de baixa qualidade são produzidas em países como China, República Checa, Romênia e Rússia.

Rolamentos falsificados e defeituosos apresentam desgaste e falhas rapidamente. Em consequência, esses produtos podem gerar atrasos, paradas para manutenção e inatividade nas indústrias. Nos casos mais graves, podem ocasionar perdas de produção e desativação de instalações, ocasionando grandes perdas financeiras e até de vida humana caso ocorra algum acidente mais grave.

No geral é difícil identificar a falsificação, por isso é importante comprar produtos de distribuidores autorizados e de boa procedência. Dê preferência a marcas e empresas já consagradas no mercado. Desse modo, você poderá se certificar de que você está fazendo a manutenção das máquinas com peças de alta qualidade.

Listamos alguns passos simples que podem ajudar você a identificar se um rolamento é original ou falso:

  • Pesquise sobre o local onde você fará a compra do rolamento. Veja se o estabelecimento é um revendedor autorizado por alguma marca reconhecida.
  • Não aceite peças recondicionadas. Rolamento seguro é rolamento novo!
  • Preços muito baratos também devem ser um alerta.
  • Ainda na loja, verifique minuciosamente a embalagem. Cheque se não há rasuras ou violações.
  • Desconfie também se lhe oferecerem um rolamento de marcas desconhecidas, das quais nunca ouviu falar.
  • Caso você esteja fazendo a troca do rolamento por meio do trabalho de um técnico, solicite a verificação da peça fechada ainda no seu invólucro original.
  • Exija a nota fiscal e verifique a veracidade da mesma. O esquema de falsificação é tão forte que até as notas fiscais são falsas e imitam as empresas originais.
  • Faça uma busca sobre a marca na internet e verifique a satisfação dos consumidores em sites como Reclame Aqui.
  • Consulte o site do fabricante. E se a dúvida ainda persistir, entre em contato com ele.

Somos uma empresa especializada em manutenção, reparo, produção e revenda de máquinas eletromecânicas, certificada pela ISO 9001:2008 desde 2010, assim como pelo Programa de Certificação de Empresas Maranhenses. Somos assistência técnica autorizada da WEG e Schneider Motobombas. Caso precise de assistência técnica procure sempre por uma empresa na qual possa confiar. Para mais informações e orçamentos entre em contato conosco!